Chamamos de Transição Capilar o processo que o cabelo passa do quimicamente tratado para o natural.
Tentei passar por este processo várias vezes, uma das fiquei uns nove meses sem química, mas surgiu uma festa de aniversário e meu cabelo não tinha jeito, já que não tinha coragem de cortá-lo ou fazer coque ficaria estranho. Decidi então usar química mais uma vez e depois disso parar mesmo.
Logo depois do ultimo alisamento não usava chapinha, usava uns cremes para cabelo cacheado e no início me dei bem.



Após seis meses de transição percebi que meu cabelo caía muito e as pontas esvaziando. Daí passei a investir ainda mais nas hidratações, umectação e na paciência. E tirava as pontinhas a cada três meses.
Ocorreu corte químico em meu cabelo,  por dentro tinha um monte de pedaços do cabelo natural onde a parte que tinha química tinha caído. Sem falar que estava ressecado.

Depois de um tempo eu já não saía com o cabelo solto e às vezes usava "rabo de cavalo". As pessoas sempre perguntando o por quê de não soltar o cabelo, ou o por quê de eu não dá química. Diziam que eu havia acabado com o cabelo, que era enorme e ficavam relembrando como era grande e cheio. Algumas pessoas até insinuavam que era desleixo da minha parte. Ah, e quando eu explicava que queria "voltar aos cachos", alguns, como o cabeleireiro que eu costumava cortar o cabelo, perguntavam e até sugeriam o uso de química para tirar o volume.

Com o passar do tempo comecei a ficar entediada por não poder sair com o cabelo solto, não poder mudar muito e comecei a pensar no que eu poderia fazer. Pensei em usar uma química para alisar, mas quanto eu via e sentia os cachinhos crescendo percebia que não era aquilo que queria. Também pensei em ir ao Salão Beleza Natural, porém pensei que não adiantaria, já que eles também usam química.
Como eu já tinha um ano e meio em transição, a parte natural estava maiorzinha comecei a pensar em cortar, mas ainda deixar uma parte do cabelo com química para não ficar tão curto, já que eu não saberia cuidar e o pior de tudo eu não me aceitaria de cabelo curto.

Depois de muito pensar, decidi cortar.